Parentes queridos parentes

O que são parentes? Como surgem? São importantes? O que nos acrescentam? É sobre essas questões que me proponho a pensar e falar mais do que qualquer coisa. Não que outras coisas não sejam importantes.

11 de abr. de 2010

Poucas dicas mas poderosas

Minha  querida sobrinha Aline, está na Europa a trabalho e posteriormente terá uma semana com seu namorado Paulo para passear. São fofuras esses dois.

Na ida para lá, especificamente em Portugal, onde passou horas fazendo uma parte do trabalho, teve duas noticias ruins:
1ª O gerente do banco onde tem conta ligou dizendo que seu cartão havia sido bloqueado pois foi clonado;
2º O dono da casa, em Milão, onde o Paulo estivera hospedado durante uma semana, morreu após uma partida de futebol. Rapaz moço, por volta dos 30, casado, sem filhos e com os pais com muita dificuldade para conseguir voo daqui para lá.

Aline está triste e eu não gosto de saber disso. Imagino que o Paulo esteja sofrendo muito pois seu amigo de muitos anos. horas antes de morrer teve o cuidado de enviar um e-mail sugerindo um lugar para ele levar a Aline para conhecer e comer algo por ele pois não poderia saborear. Coisas da vida, sem dúvida. Mas são muito difideis de saber, quanto mais viver.

Gostaria que minha linda sobrinha não tivesse de se preocupar com nada mais a não ser chorar junto ao Paulo a morte do amigo. É o mais importante.

Navegando por aí encontrei um site muito interessante chamado O legal da web  e encontrei 3 dicas fabulosas para quem usa o home banking (dicas para evitar dissabores maiores do que os que temos de viver, penso eu).
Segue o que copiei para colar. O mérito é de O legal da web:

3 dicas básicas abaixo para verificar a autenticidade de sites de bancos:
1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site do banco verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso, clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

Cuidem-se!

5 comentários:

  1. Estou humildemente fazendo algumas correções conforme enviadas por minha sobrinha Aline. Sem a autorização dela atrevo-me a copiar aqui as ressalvas, ok?
    Tchau povo mudo!


    Oi, querida!
    Obrigada pelas dicas. Na verdade algumas coisas (infos) estão erradas... Foi em Paris que recebi a notícia e não em Portugal... Me clonaram não pelo InternetBanking, mas quando passei o cartão em uma loja (no aparelhinho de débito, após a digitação da senha). Por fim, Paulo não se hospedou na casa do Claudio, mas o Claudio o recebeu em Milão e o ciceroneou durante o periodo que ele esteve lá (tanto em 2008 como agora).
    De qq forma, super obrigada pelo carinho e dicas. Paulo teve uma noite ótima após a volta de Milão, onde foi novamente para se despedir do amigo, e está bem. Hoje acordou com um bom humor de dar inveja e, acredite, já está pronto, na porta, me pressionando para tomar o café da manhã. A lembrança do Claudio agora é boa...
    Escrevo mais tarde para mandar fotos e contar mais. Ele REALMENTE está me pressionando! hahahaha Beijo. Amo vcs.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas.....é sempre bom relembrar que é necessário ter cuidado. Seja na internet ou nas máquinas espalhadas por aí.
    Que o Paulo tenha junto à Aline o acalanto necessário para prosseguir com as lembranças do amigo.
    Que a Aline conquiste toda a experiência para dar continuidade às suas atividades por aqui.
    Que a viagem seja tudo o que os dois esperavam, mesmo com os dissabores inerentes à essa atividade que conheço bem. Hoje digo que bom piquenique faz, quem em casa fica em paz....rssss
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Wania, Laura e Aline...
    Aline, não se preocupe...as informações nessa familia são assim mesmo, vá se acostumando...daqui a pouco é você que vai contar a sua versão do fato da maneira que melhor lhe parecer.
    Wania, as dicas realmente são boas, mas mesmo com todo o cuidado já tive meu cartão clonado..e olha, foram gastar meu dim dim em Dubai.. chiquérrimo! A minha sorte foi que tenho seguro e qdo perceberam uma mudança de comportamento do meu cartão, me ligaram e já bloquearam os gastos...conclusão: fiquei 3 meses escrevendo a operadora de cartão negando os gastos, mas não tive nenhum prejuízo.
    Laura, minha mãe tbem fala isso, mas eu ainda gosto de viajar...aliás já estou com as passagens pra 2...dia 18, domingo agora, vou pra João Pessoa (Johnny People, segundo o Victor), visitá-lo e dia 10 de maio pra Europa. Passaporte só pra segunda viagem, mas pra mim qquer passeio, mesmo que seja pra Ubatuba, tá bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eita povo viajdo e viajante, siô!
    É isso aí nada como uma viagem para nos ensinar. Fantástico!
    fernada, vou pedir um favor para você: Faz muito tempo que minha mãe procura por um amigo de meu pai chamado Roberto Lins casado com uma artista plastica chamada Clarice Lins. Mudaram-se para Johnny People (adorei essa), faz tempo mas perdemos contato. Se for possivel poderia olhar na lista telefonica de lá para ver se encontra? Já tentei de tudo, mas foi infrutifero. Quem sabe in loco, não é?
    Se for algo cansativo, deixe para lá..
    beijocas para vcs todos.
    E é óbvio que para Laura também. Parcerinha que também não me abandona pois até a Katya escafedeu-se...

    ResponderExcluir
  5. Wania,
    Vou tentar com certeza! Nada é muito difícil nessa vida, né?
    Depois te dou noticias
    bjs e até a semana!

    ResponderExcluir