Parentes queridos parentes

O que são parentes? Como surgem? São importantes? O que nos acrescentam? É sobre essas questões que me proponho a pensar e falar mais do que qualquer coisa. Não que outras coisas não sejam importantes.

25 de mar. de 2009

Olha eu aqui novamente!

Estou mostrando aos meus parentes de menos de 26 anos como não se deve fazer, ou seja, não devemos abandonar nossas obrigações e sair por aí com um violão debaixo do braço. Observai jovens: a expressão acima não é literal, inclusive faz parte de uma música brasileirinha, brasileirinha; o que ela quer dizer é sair e abandonar tudo como se nada fosse. Feito o adendo quero pedir desculpas pelo sumiço. Tive algumas coisas extras para fazer, organizar, ler e pensar.
Há momentos assim na vida da gente. O mais importante é que isso não quer dizer nada para nossa família, ou seja, nós sabemos que todos estão por aí. De onde vem essa certeza? Vem da vivência e da segurança de se sentir amado. Lembro-me de ficar muitas vezes distante de tios, tias, primos e primas e isso não significar nada a não ser aquilo que era mesmo: distância geográfica. Cada vez que sento aqui e começo a teclar sinto-me responsável pelo que daqui sairá pois, uma dia, poderá servir de ensinamento para vocês assim como eu aprendi e aprendo todos os dias. Hoje, por exemplo, aprendi que minha mãe e tia Waldyra tiveram um cachorro que cuidava delas o tempo todo e ele se chamava Bob. Um dia, o vovô Dito chegou de mansinho para não acordar ninguém e o Bob mordeu-lhe os fundilhos. Se, notem bem, se nosso avô Dito não fosse o homem ágil e enfático ao falar, talvez não tivessemos tantos tios... Credo! Pois é, situações banais eventualmente são grandes ensinamentos.
Amanhã junto com minha mãe (Waldete) vou para Aparecida do Norte, conforme prometi para ela. Vamos sair daqui sem pressa com destino a Aparecida do Norte sem hora e dia para voltar. Acho que a última vez que estive lá foi no casamento da filha da tia Lourdes, irmã mais nova de nosso avó que era da mesma idade da minha mãe). Legal. lembrei disso tudo mais não consigo lembrar o nome dela. Tenho horror a isso é como se estivesse esclerosando. Alguém aí pode ajudar a lembrar o nome dela, por favor.
Quando eu voltar vou postar um assunto muito importante que está custando para sair. Os mais velhos não devem responder a pergunta retórica que farei pois será o título do meu post: Vocês sabem quem é o André Luiz?
Até lá....
Ah! Fiz algumas alterações no layout por motivos que não revelarei agora. Até mais parentaia. Deixo um mimo para vocês aquecerem os corações de boas lembranças.

7 comentários:

  1. Wania, lembro tambem deste casamento, mas qto ao nome...Celeste talvez,era um nome composto...Maria qquer coisa, tbem não me lembro destes detalhes, mas dos bons, esses não esqueço. Na festa, tinha fios de ovos, me lembro até do gosto e de que o Tio Libaldo insistia em chamá-los de macarrão doce.
    Vou perguntar para minha mãe, a memória dela é invejável.
    Ah! e já que vc vai a Aparecida sem compromisso de horário, de uma esticada até aqui e passe o final de semana conosco, será mto bem vinda.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, Não vale fazer inveja, heim???????
    Essa passadinha básica me dá uma vontade maluca de morar perto docêis!!!! Ai que saudade louca essa que sinto disto... ! um "pulinho" na casa de um de outro! Um final de semana na fazenda!
    Bem... reminicências do passado a uma hora da manhã, tem seus motivos : Ficar falando com alguém que vale a pena! É bom demais quando encontramos alguém, sabe Wania, que lê suas entrelinhas... Como fazemos sempre uma com a outra. Olhares cúmplices, palavras subentendidas!!! Somos boas nisso, né prima??
    Bem.. voltando ao post... MARIA CELESTE... aquela que tem(tinha?) um queixão!!! heheh sem a devida maldade no cometário, heim pessoal...
    Bem, deixa eu dormir... preciso disto!
    Alias NECESSITO dormir, dormindo, esqueço!
    Meu povo, breve darei "aquela passadinha" basica aí por baixo, me aguardem!
    Beijos e até as proximas palavras! Pois sempre tenho elas na ponta da língua... seria estranho te-las em outro lugar.
    Como podem ver, já não é só sono que mez faz divagar!!!

    ResponderExcluir
  3. O NOME DELA É ESSE MESMO, LEMBRO Q/ ELA SE CASOU DE CALÇA E A BLUSA TINHA PELE EM VOLTA DO PESCOÇO, ALIÁS, ERA MODA PELE, POIS A MINHA BLUSA ERA COR DE ABÓBORA E NA MANGA TINHA UM DETALHE DE PELE.
    VCS SE LEMBRAM DE QUEM ELA ERA IRMÃ? DO GALBA. Q/ DEUS O TENHA.

    ResponderExcluir
  4. O Q/ ACONTECEU C/ VC DONA KÁTYA?
    ESTA SUMIDA E EU ESTOU C/ SAUDADE.

    ResponderExcluir
  5. Não da para esquecer mesmo daquele casamento, na igreja havia uns 4 ou 5 casais casando ao mesmo tempo não é? A festa no hotel então foi o máximo, os tios todos fazendo das suas,era só risada com os comentários e gozações, foi muito bom mesmo. Lembro de uma passagem que talvez o Newton também lembre, o Joaquim Soldado achando ruim da maionese gelada e o garçom servindo os palitinhos de queijo, cenoura, azeitona e sei la mais o que, numa enorme bacia, e com o detalhe , ele pegava de um a um e servia para as pessoas, foi uma festa mesmo. Que saudade gente.....

    ResponderExcluir
  6. Nada a ver com o post, mas sim com a lista sobre as suas coisas destestáveis... Entendo perfeitamente o que você quer dizer o quanto é terrivel falar com quem não quer escutar, um deles são os operadores de telemarketing. Você fala da Tim, da Claro... eu falo da Vivo, que de vivo só tem o nome, pois mais morta que ela, só eu em certas situações, eu em deteminados momentos de minha vida! Morta de saudades, morta de decepção, morta de vergonha, morta de tanta coisa que, já nem sei mais se há alguma forma de ressucitamento em certos momentos.
    Mas enfim, a vida é e sempre será assim, até os finais dos tempos. Cego é aquele que não quer ver que sempre será assim... Surdo é aquele que não escuta a voz interior do coração! E vivo é aquele que ama inconcionalmente, independente de sermos quem somos.E eu sei que você me ama assim!

    ResponderExcluir
  7. Waninha,
    Tem novidades no Casa di Minas.... passa por lá.
    Bjs
    Andréa

    ResponderExcluir