Parentes queridos parentes

O que são parentes? Como surgem? São importantes? O que nos acrescentam? É sobre essas questões que me proponho a pensar e falar mais do que qualquer coisa. Não que outras coisas não sejam importantes.

13 de jul. de 2009

Presentes Valiosos

Na sexta-feira dia 10.07, recebi um e-mail com este título “Presentes Valiosos”. Curiosa e muito ávida por novidades abri ligeiro, infelizmente ou no entanto não era o que eu esperava. Paciência!
Mas o título desse e-mail me fez dar um passeio em minhas memórias e ver quais foram os presentes valiosos que recebi nesta vida.
Tenho muitos, diversos e o que mais merece esse título em letras garrafais é somente um. Um que a 15 anos atrás eu ganhei. Um presente tão valioso que é incomensurável.
No mês de janeiro de 1994, tive a notícia de que receberia o maior presente que Ele poderia me dar. Foi enviado pelas mãos de Maria Aparecida, a Cida, o presente mais lindo que Ele poderia dar à alguém : UM FILHO.
É, eu ia ser mãe, até então eu não sabia se seria um filho ou uma filha... Só tinha três meses de gestação. Mas Ele achou que seria melhor me mandar UMA FILHA.
Nenhuma palavra é capaz de expressar, o verdadeiro sentido que esta filha deu em minha vida. Um bebê lindo e risonho, que chegou para alegrar a mim e a todos que nos rodeiam. Ela chegou com o sorriso mais contagiante que existe, aliás, sua marca registrada. Minha filha é linda. A pele morena, cabelos negros. Sempre sorridente, pele delicada, foi um bebê gordinho, cheia de dobras nas coxas e nos braços, que chamava a atenção de todos na rua. Cheirosa… Cheiro do talco de neném que eu passava insistentemente nela. E com um cabelo ótimo para fazer chiquinhas coloridas. Um frasco de lavanda era pouco para dois dias. Não sei como não se intoxicou de tanto que eu a enchia de perfume.
Dei a ela uma “mania” que a segue até os dias de hoje: Achava que todas as etiquetas das roupas iriam machucar sua pele delicada, e então cortava todas. Não tinha uma roupa com qualquer coisa que “espetasse”. Ou a “etiquetassem” como um produto de consumo. Não era um produto. E se um dia quisesse deixar marcas seria SUA marca.
E hoje esse bebe lindo continua crescendo, seu sorriso permanece iluminado, nos dando muitas alegrias e ... como boa aluna, tirando todas as etiquetas internas de suas roupas.
A menina enviada por Ele, minha filha e de Cida, hoje faz 15 anos.
A filha, a menina mais linda e querida que alguém poderia querer. Essa dádiva enviada na hora em que eu mais precisava.Deus não faz nada que não seja para nossa felicidade. Em um dos momentos mais difíceis de minha vida: na partida de meu pai...
Para contrabalançar essa perda, Ele enviou essa pessoinha linda que hoje, além de filha é a minha maior amiga. Ela e a mãe biológica, Cida, fazem parte da minha família, minhas companheiras de todos os momentos, sejam alegres ou tristes. Sempre comigo.
Por estar um pouco debilitada pela emoção em minha capacidade de produção escrita, sinto que não sou capaz de colocar no papel, ou melhor, na tela, o que eu gostaria de dizer sobre essa pessoa que é o meu maior tesouro.
Afirmo hoje, com toda convicção, que o amor incondicional de mãe nasce no coração. Sei que meu amor por Isadora é igual ou até mesmo maior do que de muitas mães por aí: eu a escolhi como MINHA FILHA. A filha que não foi gerada em meu ventre e sim em meu coração. E ela sabe e sente esse meu amor.
Nem sempre conseguimos fazer o que queremos e da forma como gostaríamos, por aqueles que amamos o que desejamos. No entanto, creia, minha intenção, durante toda sua existência é a de que você, Isinha, possa ser sempre feliz.
Sei que você está no caminho certo, não só por minhas intervenções educacionais e de todos que a amam, mas sim, porque você chegou iluminada para poder SER tudo o que quiser SER.
Se tudo o que você acredita não resultar no que você espera, sua alma não estará perdida! Acredite nisso. Apesar de tropeços, não se oculte, EXISTA! Pague o preço do existir. Você é luz. Não deixe que nada, nem ninguém apague tudo que existe dentro de você pois é luz pura! Você é essencial ao mundo, se você não existisse que pouco brilho o mundo refletiria!
Sempre estará cercada de pedras enormes, por vezes até montanhas, aproveite-as para olhar ainda mais longe, escale todas elas, não se preocupe com força, esta lhe é inata.
Isinha, busque a felicidade ao invés de abandoná-la! Aprenda, e divirta-se aprendendo.
Confie em seu coração. Converse sempre com o sol, mas troque umas ideias com a lua. Mantenha-se em equilíbrio lembrando que para mover-se é preciso desequilibrar, nunca se detenha... O equilíbrio virá sempre.
Use as decepções como matéria-prima da paciência. Faça de seus sucessos matéria-prima da gratidão. Use as tribulações para formar a matéria-prima da perseverança. Que tenha o perigo como matéria-prima da coragem. Que pegue os elogios e os transforme em matéria-prima da humildade. Que todos os seus prazeres forme matéria-prima da temperança. Que suas dores sejam matéria-prima da resistência. Viva o melhor que você puder hoje, porque hoje, apenas hoje é o momento em que você está presente.
Filha, minha menina ... Minha gatinha, que crê em ilusões e persegue fantasias. Sim, minha gatinha vive aninhada em nuvens macias ... A menina que nasceu para mim... e para o mundo.
Quero que seja simplesmente feliz!
Para o meu Presente Valioso chamado ISADORA, aí vai o que Deus me deu de melhor nessa vida.

10 comentários:

  1. Oi Isa, em primeiro lugar, querida, meus parabéns por ter nascido. Não só por ter nascido mas ter nascido como você é. Algumas coisas podem nos escapar diante de sua beleza e de sua elegância naturais, mas não para a Waninha, viu? Uma delas me impressiona agora que a revi depois de alguns anos: sua paciência. Será que você tem noção da raridade que isso é? Uma adolescente com paciência familiar?... Como bem diz minha irmã Ly, " há coisas que escolhemos antes de nascer, e Deus sabe que boa coisa não daria se seguissemos aquele rumo e atende". Não são as palavras corretas que ela pronuncia porém o sentido é esse... Com certeza o que escolheu foi o melhor. Você sabe! Segura essa sua mãe que deve estar chorando pela casa por que Isadora nasceu. Emoção pura, não é? Diga-lhe que você tem a intenção de fazer, no minimo, mais seis vezes 15 anos.
    Em segundo lugar, um beijo dos mais sinceros.
    Wania

    ResponderExcluir
  2. Tatinha e Isadora,
    Recentemente soube da história linda de vocês!
    Waninha me contou.
    Agora leio o texto comovente postado aqui pela Tatinha.
    Há coisas na vida que não valem dinheiro algum, todo o dinheiro do mundo é pouco diante da preciosidade de acolhimento de uma vida, diante do tesouro que é cuidar e se doar.
    Quisera muitos soubessem que tudo o que há de valioso nesta nossa existência não tem preço.
    Ninguém jamais poderá comprar amor, generosidade, dedicação, altruísmo, entrega.
    E tudo isto eu vejo e sinto neste texto lindo que Tatinha escreve sobre sua filha Isadora.
    Mil vezes parabéns a ambas, mãe e filha, para sempre, para a eternidade!
    Que grande tesouro há nas vidas que se cruzam na possibilidade imensurável do AMOR!
    Desejo todas as felicidades à Isadora pela data querida, e meu respeito e minha reverência, com todo orgulho, à minha prima Tatinha.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Dizer o quê?
    Tudo já foi falado!
    Mas não custa reforçar...
    Ela é linda dá pra ver e, pelo que contam, é linda por dentro.
    Vou parafrasear a mim mesma.....o universo conspira...Deus é mais do que sábio na sua distribuição do amor....
    Parabéns Isadora! Seja feliz!
    Laura

    ResponderExcluir
  4. Em nome da Isinha e meu, agradeço as palavras que foram aqui colocadas que por sinal, belíssimas. Obrigada.

    Ela irá agradecer ainda à vocês e aos que enviaram votos pelo e-mail da "primaraecia" que chegaram através do meu, pois ela não está cadastrada lá.
    Por falar nisto Gabi, depois vou dar o e-mail dela para ser cadastrada, viu??

    Falando nisto recebi votos de uma pessoa que leu aqui e enviou isto, que não me perguntem como foi que ele fez, mas chegou em "meu" e-mail... vejam:

    Marcos Xupetta enviou o link de um blog para você:

    Olá Isadora !!! Gostaria antes de mais nada, de lhe dar os parabéns pelos seus 15 anos !! Parabéns, toda a felicidade do mundo e seja muito, muito feliz, ao lado desta família maravilhosa que, tenho certeza, a ama muito ! Parabéns e Felicidades ! Marcos - Brasília - DF

    Blog: Parentes queridos parentes
    Postagem: Presentes Valiosos
    Link: http://parentesqueridosparentes.blogspot.com/2009/07/presentes-valiosos.html

    --
    Powered by Blogger
    http://www.blogger.com/

    Não sei o que o "infame" fez para conseguir isto... enfim!!! Aí está o comentário, acho eu, que foi tentado "postar" aqui :)
    Obrigada Marcos, você sempre gentil e educado!
    Isadora irá agradecer ainda à você. Aguarde.

    Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Laura. Tudo já foi dito. Eu, como sempre, estou toda arrepiada. Tive o prazer de telefonar e dar os parabéns à Isa, no dia de seu aniversário. Faz tempo que não a vejo, mas Cristina e Michelle, que a viram mais recentemente, disseram que ela está muito bonita e é muito educada. Parabéns às mamães. Muitas felicidades. Beijos. Dalva

    ResponderExcluir
  6. Eu sou realmente muito privilegiada por ter 3 mães, a primeira, Maria, a mãe de todos nós, Cida, minha mãe e a minha Tata. Esse presente que Tata me deu foi o mais lindo de todos, que recebi, fiquei muito emocionada, apesar de sentir sempre o amor que ela tem por mim.
    Waninha, Tia Eloina, Tia Laura e tia Dalva... muito obrigado pelas lindas palavras e pelas felicitações.
    Este é o primeiro comentário de muitos que farei por aqui. Waninha, seu blog está lindo ... estou morrendo de saudades de suas loucuras e lições, enfim de você toda.
    Beijos, Isa :*

    ResponderExcluir
  7. Dalva, você sempre 10. cunhadinha!
    Você viu no filme como ela está linda???
    Aliás, eu sou a maior suspeita do mundo, para falar isto!
    Obrigada pelos parabéns!

    ResponderExcluir
  8. KÁTYA MINHA FILHA!
    VC ESTAVA MUITO MAGRINHA NESSA FOTO.
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO E PROTEGENDO AS FORTES MULHERES DE SUA CASA.
    DE UM BJ EM CIDA E DIGA A ELA QUE ESTAMOS COM SAUDADES.

    ResponderExcluir
  9. Renata, Sou que nem vinho... das duas uma : ou estou ficando cada dia mais azeda, ou cada dia melhor!
    Com o tempo vamos melhorando o que temos de feio e uma delas era essa minha magreza, não???
    Com uma "carninha" a mais, a gente fica bem melhor!!!!!!!!!!!! Pelo menos é o que tenho escutado. :)

    ResponderExcluir
  10. COM CERTEZA, VC ESTAVA MUITO BONITONA QUANDO A VI EM MAIO, CONTINUE ASSIM E MANTENHA A CABEÇA FRESCA, POIS ESSA É UMA DICA P/ NÃO PECISAR FAZER PLÁSTICA

    ResponderExcluir