Parentes queridos parentes

O que são parentes? Como surgem? São importantes? O que nos acrescentam? É sobre essas questões que me proponho a pensar e falar mais do que qualquer coisa. Não que outras coisas não sejam importantes.

6 de mai. de 2009

Despedida X despedida - Saudade X saudade - Ausência X ausência

Coisas muito comuns em nossa família. Despedidas, Saudades e Ausências... Umas são em maiúsculas, outras bem minúsculas. Hoje acordei com todo dicionário em MAIÚSCULAS. Falar das diversas existências de cada uma, na dimensão e circuntâncias que elas acontecem, daria um tratado na minha humilde sabedoria e experiência. Particularmente tenho muito a falar sobre isto. Por ser um dos componentes que "se desgarrou" dos seus em termo de distância geografica e por já ter passado por várias perdas, que agora não vem ao caso. Creio que a própria natureza humana cria defesas para que não possamos morrer, da dor que causa essas três palavras, em nosso viver. Por outro lado, como sou uma sobrevivente de muitas despedidas, ausências e saudades, criei mecanismos de auto-defesa para olhar somente o "outro" lado delas, ou seja, olhos de Pollyana... não é fácil, mas muito necessário. Se houve despedida, vejo que para isto ocorrer, teve que ter o "encontro". Se a ausência é sentida, é porque somos seres especiais para alguém (vicexversa), e se a saudade dói mesmo antes da partida, É porque existe amor. E convenhamos, amor é o que não falta em uma família. Principalmente para quem sabe o amplo e verdadeiro valor dela. Um "par" é o núcleo de uma fámilia, e podemos ser testemunhas de um deste núcleo nascendo. Para tanto há a comemoração e havendo comemoração, há reunião... Momentos felizes esses da reunião... E é nisto que temos que nos segurar : a alegria do encontro. Por mais que os mecanismos de desfesa sejam usados, até mesmo de uma maneira errada, como uns fazem do esquecimento uma arma, dos contatos um paliativo.... Confesso que não é fácil este exercício diário, numa existência toda. Dia 06/05/2009, dia de comemoração do aniversário de um membro do clã... Ausência sendo usada com letra maíscula por uns! Mas com muita alegria, lembrada por muitos. Parabéns querido e amado Ramon. Você é muito querido por todos! Dia 06/05/2009, dia de Despedida. Palavra usada por este membro (eu) em letras garrafais. Isto é FAMÍLIA! :( Melhor parar por aqui, pois alguns que conhece esta redatora lerda, sabe como está seu emocional.

Um comentário:

  1. Só hoje, após tanto tempo e com tantas coisas acontecidas li o que escreveu, Katya. Muito Lindo, Verdadeiro e Espontâneo. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir