Parentes queridos parentes

O que são parentes? Como surgem? São importantes? O que nos acrescentam? É sobre essas questões que me proponho a pensar e falar mais do que qualquer coisa. Não que outras coisas não sejam importantes.

13 de mai. de 2010

13 de maio

Esse dia me reporta a duas situações distintas que tiveram uma importância grande em minha formação.

A primeira situação vem do fato de pertencer a uma família eminentemente católica e ter estudado a pré escola, o primário, o ginásio (em linguagem antiga, é claro) e a graduação em estabelecimentos religiosos. Já o famoso ensino médio numa escola laica. Dizer que não tiveram um papel significativo em minha vida seria mentir descaradamente. Afinal meus valores e princípios religiosos estão calcados neles.

Para relembrar aqui estão: Os 10 Mandamentos da Lei de Deus são:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar Seu santo nome em vão.
3. Guardar domingos e festas.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.

Quando aprendi não os praticava de forma consciente, afinal o negocio era decorá-los. Após muita estrada comecei a não lembrar mais de maneira decorada mas a pensar neles em varias situações.

Gozado, são só 10 leis e no entanto como são difíceis de serem cumpridas... Talvez, se pagássemos multa, ?...

Algumas dessas leis chegam a ser banalizadas de tal forma que ao cumpri-las ficamos constrangidas. Um exemplo disso é a décima lei: "Não cobiçar as coisas alheias" ora, se hoje vivemos para mostrar o que temos e causar inveja ao outro, como fazer? Ficamos com vergonha de não revelar que queremos as coisas dos outros, mas sim, a própria vida deles. Tá loco siô!

São reflexões que gosto de fazer. Deixa para lá!

A segunda situação é diametralmente oposta: Os Bailes do Pretê. Para quem não sabe o nome Pretê foi dado para o Clube dos Negros (que confesso minha ignorância ao dizer que não sei qual é o seu nome oficial) em Paraisópolis. Sempre achei estranhissima essa nomeação e distinção entre um clube e outro pois ninguém chamava o outro de "Branquê". Sem entrar na validade ou não do nome, deixo claro que diversas vezes ouvi negros dizendo que iam ao Pretê com alegria e orgulho. E tinham razão para isso pois muito dos bailes geniais que fui foram no Pretê.

Lembro-me em especial de um 13 que teve desfile pelas ruas e que me senti muito orgulhosa de participar quando fui convidada.

Trabalhei durante anos com um porteiro de família de Paraiso que toda véspera do 13 de maio me perguntava se eu iria; dizia não com uma pontinha de inveja e tristeza, pois sabia que ele iria com seus parentes, infalivelmente.

4 comentários:

  1. Eu também me lembro deste dia e deixa eu te recordar. A Vovó Ilda foi homenageada e 13 misses brancas deslilaram. Eu ( mira !) representei a Tia Waleska ( que honra!) porque ela tinha sito miss branca em 1900 e bolinhas. Acho que outras primas reprentaram outras tias... Meu Pai! Alguém se lembra??? Fiz um discurso feito pelo papai. Ele escrevia bem a bessa! Tenho a foto! Pé torto e tudo... Delícia!

    ResponderExcluir
  2. Fala a verdade! Dá gosto ter uma irmã que tem uma cabeça para guardar coisas fantásticas. Agora, imaginem nos duas juntas... Somos impossíveis. Hehehehe
    Estou me perguntando onde foi parar o discurso, Wanilda. E por favor, NÃO quero lembrar quem eu representava de vestido longo xadrez verde. Coitada da pessoa. Há coisas irmã que devemos manter em singilo.
    beijos
    Wania

    ResponderExcluir
  3. Gente, que maravilha!
    São tantos fatos, tantas sensações,muitos momentos e incontáveis emoções. Este cantinho no mundo, chamado Paraisópolis, é para muitos de nós o geocentro de nossas vidas. Não precisamos estar lá.....Paraisópolis está em nós!
    Vou procurar uma crônica da mamãe que fala de suas irmãs misses.....
    Waninha, quanto aos ensinamentos cristão, entendo bem suas reflexões...também as tenho mas o que guardo comigo como bússula que norteia minhas ações é a passagem da Bíblia que diz..."com a medida que medires, serás medido."
    Fica mais fácil seguir qualquer lei...rsss
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Uau!
    Arrasou, Laura.
    Veja se acha a cronica de sua mãe, pois gostaria muito de postá-la (esquisita, no entanto, em português existe postar...deixa pra lá)
    Vc estão correta quanto a esse principio genial que afirama. Boa lembrança.
    beijos
    Wania

    ResponderExcluir