Parentes queridos parentes

O que são parentes? Como surgem? São importantes? O que nos acrescentam? É sobre essas questões que me proponho a pensar e falar mais do que qualquer coisa. Não que outras coisas não sejam importantes.

21 de jul. de 2009

Presenteada com arte

Com o último post fiquei aqui pensando sobre a minha “arte de presentear”, mas descobri que na verdade eu é quem sou a “presenteada com arte”.
Descobri essa irrefutável verdade ao perceber o quanto são raras essas preciosidades que chegam de repente na vida da gente, em forma de um presente. Se alojam devagarzinho em local especial e essencial da nossa existência. Presentes recebidos com muito carinho. Presentes cobertos com alegrias, forrados de amor, enlaçados com muito brilho e o melhor deles: - presentes eternos. Feitos para durar uma, duas ou mil "existências"
Minha inspiração tem vontade própria. Nem sempre ela aparece quando eu preciso e sim quando bem entende. Portanto, me perdoem por dar as minhas conhecidas voltas para chegar onde pretendo. Digamos que seja uma forma de aquecer os tamborins.
Tudo depende da danada da inspiração. Admito que ela aparece sim, mas sempre com dificuldades para ir direto ao que interessa... Como devem sofrer os poetas!. Sei que ela tem bom gosto e normalmente vem bem direcionada.
Hoje ela está toda faceira porque uma pessoa muito especial que entrou em nossa família há..., hiiii agora me falhou a quantidade certa, mas sei que faz mais de uma década... Chegou de mansinho, devagarzinho ... como um presente. Embrulhada com um papel bonito e com laço de cetim.
É! Quero deixar aqui registrado a “aquisição” que meu amado e muito querido sobrinho fez. (Desculpe reportar-me como “aquisição”, mais leiam como “presente”.)
Hoje quero homenagear a aniversariante do dia. No entanto, não posso, homenageá-la sozinha. Aproveito também para homenagear a pessoa que nos deu esse presente lindo. A pessoa que por sua vez também, faz aniversário neste mês. Ou melhor, fez aniversário no dia 09.07.
Os dois estão tendo a felicidade de comemorar os dois aniversários de uma forma muito especial : casados.
Tem uma fábula que li uma vez que tem um trecho assim:
"- Você acredita em casamentos arranjados no céu?"
Com os olhos pregados no chão, ela respondeu:
- Acredito!"
- Também acredito".
Pois é. Este casamento foi arranjado lá no céu, pelo Papai do Céu! Uma menina querida, tão querida, só podia ser de um menino mais querido ainda. E hoje essa menina, que nos foi dada de presente a todos da família, está fazendo aniversário. Sei que hoje... é apenas mais um dia como tantos outros. Mas existe esta razão para torná-lo único. Para fazê-lo realmente ter um significado a mais. Por que você, Rai, é a razão deste dia especial. Você é a homenageada do dia. É a homenageada e tão lindamente, você sabe disto, que quem ganha presente somos nós, por te-la pertencente a família e, além disso deixando quem amamos muito, feliz. Desejo aos dois aniversariantes, Deco dia 09.07 e Rai hoje :
Toda felicidade que houver neste mundo.
E que todas as suas emoções sejam equilibradas; que a harmonia seja sempre instalada no lar de vocês; que o coração de cada um, seja a morada permanente do sentimento amor; que o amor seja infinitamente a força que sustenta e os mantém unidos; que o alicerce de vocês, seja baseado neste amor infinito! Juntos, que a cada amanhecer possa ser preenchido pelos raios da chama deste amor lindo!
Vocês sabem que sou capaz de tudo pelo dois, não? Mas ainda não sou capaz de colher estrelas, nem posso chegar ao sol, muito menos sei o caminho para chegar ao pote do arco-íris. Não sei chamar passarinhos, muito menos capaz de construir montanhas. Incapaz também de livrar vocês dois de todos os problemas, mas sei que posso dar o que há de mais valioso em mim: o amor que tenho pelos dois e a minha vontade irrestrita de que a felicidade permaneça sempre em suas vidas.
E, não só hoje Rai e Deco, aproveito uma letra de música para dizer:
“Dance como se ninguém pudesse te ver
Ame como se você nunca fosse sofrer
Cante como se ninguém pudesse te ouvir
Viva como se o paraíso fosse aqui”
Peço licença a todos para ocupar este blog com minhas homenagens a pessoas que eu tanto amo. É que esta é a homenagem a um “presente” que eu recebi nesta vida que veio embrulhado com muito esmero.
Para este "presente lindo" que veio para ficar para sempre, em nossa família e para o "marido dela", um mimo escolhido com muito carinho:

9 comentários:

  1. Rai e Weber,
    Não sei se vocês observaram que não me casei! Não casei. Afirmo que foi por livre e espontânea vontade que assim o fiz. Alguns diriam então você não está capacitada para falar sobre isso. Não procede essa ultima afirmação, viu? Não há nada no mundo livre que nos impeça de saber, basta vontade, muita observação, uma pitada de empatia e o mínimo conhecimento de si mesmo. Já li, ouvi muita coisa boba sobre casamento, mas se tivesse de fechar um conceito sobre o tema seria um frase lida faz tempo: “Um casamento feliz é uma longa conversa que nos permanecerá sempre demasiado curta” de André Maurois, do livro Memórias.

    Há outra coisa que não sei se notaram: Eu nasci! E se tivesse de dizer algo sobre esse fato diria: “Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo...” que infelizmente não é de minha autoria e sim de Fernando Pessoa

    Preparem-se que agora, vou arrasar na escrita. — Como disse Wittgenstein, os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo.

    Ah! E daí? Daí que esse é meu presente para os dois enquanto indivíduos e enquanto casal: Pensar o que há nessas citações que possam ajudar vocês. Jamais, em tempo algum, daria um presente para cada de um dos dois que não fosse rico, muito rico.
    Beijos
    Wania

    ResponderExcluir
  2. TEM PESSOAS QUE NÃO SE CASAM.
    TEM PESSOAS QUE SE CASAM UMA VEZ.
    TEM PESSOAS QUE SE CASAM MAIS VEZES.
    QUANDO ME CASEI PELA SEGUNDA VEZ, UMA AMIGA MINHA ME DISSE : " VOCE ESTA TIRANDO A VEZ DE ALGUEM ".
    NAQUELE MOMENTO NEM PENSEI SOBRE O ASSUNTO, DEPOIS DE UM CERTO TEMPO, FIQUEI ANALISANDO SOBRE O FATO OCORRIDO, E CHEGUEI A CONCLUSÃO, DE QUE FAZEMOS AS COISAS POR QUE QUEREMOS, E COMO JÁ DISSE AQUI NO BLOG, A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS, TODA ESCOLHA GERA UMA PERDA, PORTANTO TEMOS DE PENSAR SE A ESCOLHA FEITA VAI COMPENSAR A PERDA QUE TEREMOS, TENHO CERTEZA WANIA, QUE FEZ A ESCOLHA CERTA PARA VOCE, SÓ O TEMPO, A VIVÊNCIA É QUE VÃO NOS DIZER SE ACERTAMOS NA ESCOLHA.

    ResponderExcluir
  3. E para continuar esse papo de presentear, tenho nesses últimos 7 meses mandadado um mimo p/ cada aniversariante do clã, lhes dizendo qual o significado do seu nome, sua origem e algumas características de sua personalidade.
    Hoje não é o seu aniversário Wania, mas vou mandar aqui algumas palavrinhas para voce.
    Claro que no dia certo vou escrever mais.

    WANIA= possui uma lucidez incomum, especialmente no que se refere a julgar o mundo e o ser humano. sempre abre a boca para dizer a coisa certa, mas nem sempre vive com os pés no chão e desliga sua atenção com uma rapidez incrível, dando a impressão de que não está nem aí para o que acontece ao seu redor.
    Liberdade é uma coisa muito importante para voce. Geralmente gosta de resolver seus problemas sozinha, sem precisar incomodar alguem, só buscando ajuda quando não consegue a solução. Não gosta de dar nem de receber ordens. È confiável e leal, cultivando a arte de ser uma verdadeira e boa amiga.
    Não admite superficialidade e covardia.
    Pontual e responsável em seus compromissos. Demonstra sempre estabilidade, fator que a faz respeitável por aqueles que a conhecem. Não deixa nada por acabar e respeita os regulamentos, por isso muitas vezes é considerada como conservadora. Sua sobriedade não a permite ser muito extravagante, preferindo sempre um estilo mais clássico, até mesmo na maneira de se vestir. Bom senso e discriçâo são as marcas de alguem que leva a sério seus relacionamentos pessoais e profissionais. Uma tendência negativa é de se tornar inflexível e sistemática demais com os detalhes. Uma forma de equilibrar este ponto é aceitando com mais frequência a juda dos outros. Assim a confiabilidade que lhe conferem terá ainda mais valor.
    Algumas funções que combinam com voce são, crítica, organizadora ou lider social e além do que tem o dom natural para a escrita.
    bjs e espero que goste.

    ResponderExcluir
  4. 5 meses antes e já recebo meu presente. Envolto em palavras gentis amarradas com carinho e enlaçadas com o cuidado de quem para e pensa na pessoa (EU) com a coragem das sacerdotisas gregas... Isso é presente presente. Não é passado, nem futuro e sim o aqui e o agora. Sinto-me encantada, Re,
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Deus quando nos dá de presente a vida também nos presenteia com uma alma que precisa se lapidada no decorrer do tempo. Vamos lapidando de diversas maneiras para que no fim seja uma jóia brilhante, mas a melhor maneira de lapidar e a mais rápida é esbarrarmos em outras almas, unirmo-nos a elas como amigos, como irmãos! O casamento é a mais fiel representação de uma lapidação primorosa. São dois, permanecendo como dois, vivendo como um só!
    Parabéns Raiana! Pelo que pude observar já é uma jóia lapidada pelo amor de todos daí. Agora, com o amor dos daqui, consegue um pouco mais de brilho. Aproveite e seja feliz!
    Parabéns Katya por expressar tão bem o quanto as pessoas são importantes na nossa vida e na formação de jóias eternas.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Na verdade Juliana Lima, estive em seu blog e continuo sem entender muito bem o que aconteceu. Esse blog me pertence e aqui é proibido qualquer tipo de falsidade seja de ordem ideológica ou psicopata. Fakes? Não aqui. Avastar? Não aqui. Dar credibilidade a pessoa que se apresente como fantasma ou réplica mal acabada de qualquer coisa ou pessoa não damos aval. Respeitamos seu direito de indignar-se assim como nós nos indignaríamos caso tal coisa nos acontecesse. Esse é um blog absolutamente familiar, no sentido estrito da palavra, e não damos endoço a coisas desse tipo. Fique tranquila.
    Abraços e boa sorte.
    Wania

    ResponderExcluir
  7. Fico me perguntando se Rai e Weber viram o que aqui está e permanecerá? Alguém sabe me informar?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. WANINHA! QUEM E´ESTE POVO ESTRANHO, AQUI NO BLOG?
    OLAVO, JULIANA, DE ONDE SAIU ESSE POVO? OU POVA?

    ResponderExcluir
  9. Renatinha,
    Seja gentil. Olavo é nosso convidado desde junho (vide post É um prazer...). É da casa assim como recebemos outras pessoas que escolhemos a dedo. Juliana confesso meu desconhecimento conforme deve ter lido em meu comentário acima.
    Bye

    ResponderExcluir